domingo, 7 de novembro de 2010

USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

SÍNTESE DOS TEXTOS

Subjetividades, tecnologias e escolas. Os espaços/tempos do cotidiano escolar e os usos das tecnologias. Carla Imenes
“Cabeças digitais” um motivo para revisões na prática docente. Rosane de Albuquerque dos S. Abreu.



Para a autora Carla Imenes, não é possível representar a realidade de uma só maneira, pois, cada sujeito se apropria desses espaços interagindo e transformando a realidade em vivências coletivas e significados diferentes. As escolas e as relações estabelecidas com objetos ali presentes e toda comunidade escolar constitui em múltiplos espaços para os sujeitos que convivem nesses espaços.
A contemporaneidade concebe o tempo e o espaço como independente do homem, mas fica claro que o tempo é diferente para cada pessoa, para Carla o termo espaço/tempo é utilizado para representar a relação interior que fazemos com o uso das tecnologias nos espaços tempos escolares, os diferentes saberes que são representado no contato com outras pessoas nas diferentes tic.
É preciso lembrar que as tecnologias fazem parte do cotidiano escolar e que tanto professor quanto aluno têm feito usos das mesmas, é preciso que a escola receba as tic com objetivo de mudar a forma como se ensina, a internet é um meio de acesso livre a todos, dessa forma, percebe-se que os alunos chegam à escola às vezes mais informada do que o próprio professor deixando-o desconcertado com a sensação de que os alunos sabem mais do que eles.
As tecnologias são importantes para reesignificar à prática pedagógica e incentivar os alunos a ter uma nova visão das aulas nos espaços/tempos escolares, mas é preciso que o professor busque uma nova aprendizagem tanto do saber usar os maquinários como para fazer uso das ferramentas em diferentes conteúdos.
As tecnologias proporcionam muitos benefícios, cursos são disponibilizados a milhares de pessoas que não teriam oportunidade de cursar universidades tradições. A facilidade de realizar a formação profissional é bem maior miutas vezes no próprio ambiente de trabalho, através de seminários, conferências eletrônicas etc. As escolas também são convidadas a manter investimentos nos seus profissionais esta é a pressão do mercado já que os alunos deverão ser preparados para o mundo, ou seja, para o mercado de trabalho. Diante de tantas exigências com o uso das tecnologias nas escolas, os professores precisam quebrara tabús para vencer as barreiras no mundo virtual, inovar sua prática e criar uma nova escola, aquela que seja capaz de formar o sujeito para viver em num mundo totalmente virtual.
Trazer as tecnologias para dentro da sala de aula, permite pensar a prática pedagógica de forma inovadora e criativa, colocando os alunos no mesmo patamá em que estão inseridos no contexto de mundo com a internet,celular televisão cada vez mais potente, jogos eletrônicos etc.
O filme Entre os Muros da Escola retrata bem esta questão, quando o professor François vive vários conflitos dentro da sala de aula, um deles é não conseguir despertar o interesse dos alunos pela matéria estudada, a relação professor aluno fica cada vez maiscomplicada porém,no momento em que os alunos vão para o laboratório de informática é visível a mudança no comportamento em relação o gosto pelo que estão fazendo. Nesse momento talentos são revelados, os alunos demostram que sabem muito através do uso do computador, comprovando a importância das tecnologias na sala de aula.

Um comentário:

Maristela Midlej disse...

Oi Sirleide,

Boa síntese!

Faltaram as referências.

abs,
Maristela