quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A professora Giovana Dantas trouxa discussões maravilhosas sobre a arte em nosso cotidiano. Após muitas leituras sobre o tema ela propos ao grupo que produzisse algo que estivesse presente de alguma maneira em nossas vida. eu e meu grupo grupo pensamos em alguma coisa que fisesse parte de nossa história e que estivesse presente em nosso povoado. Daí surgiu a idéia de construírmos casas de taipa.

Cláudia Neide dos Santos
Rizolene Pereira da Silva
Sirleide Araujo Moreira
CASA DE TAIPA

A casa de taipa é um produto cultural. Feita em pau-a-pique, é fruto de um processo milenar de costrução.
Os portugueses trouxeram-na para o Brasil, quando só havia as ocas dos índios, e a difundiram de norte a sul do país. Feita de barro, pisados e colocados aos supapos entre as grades de madeira, a casa de taipa conserva uma temperatura múito agradável no seu interior. O barro é uma benção de Deus!!
Esse tipo de construção é uma técnica mais usada na zona rural, com recursos disponíveis no local, como flepas de cisal, forquilhas caroá e barro amassado. Essa técnica de construção civil é considerada primitiva pelas elites e até mesmo pelas camadas populares. Esse tipo de construção ficou ligada à miséria. Com o passar do tempo essas moradias perderam as suas características. algumas pessoas recorre a essa tecnica devido a falta de condicões economicas.
Hoje, as pesquisas no campo da arquitetura vem dedicando uma especial atenção às construções da terra. Essas casas tem uma temperatura ambiente muito agradável, pois o barro impede a entrada do calor externo, além de serem esteticamente bem bonitas. Hoje esse tipo de construção é valorizada pelos artistas e se tornou uma relíquia.
Pensamos em fazer uma estrutura com flepas de cisal, sustentada com pregos, e não deu certo. Fizemos então as bases e as laterais de madeira, e sobre a estrutura pregamos flepas de cizal lavrado(corados em pedaços e alizados com uma faca). Aplicamos barro branco amassado sobre uma das casas, e sobre a outra, um barro amarelo. deixamos o formato das portas e janelas. Secaram ao sol.
O telhado foi feito com lata de óleo vazia, cortada em tiras, amassado no formato de telhas. Fizemos a base com uma tira mais fina para compor a cominheira. Pregamos tudo com pregos. Para finalizar, pintamos o telhado com tinta marrom e as portas e janelas com tintaverde.

Nenhum comentário: