quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Cinema Aspirinas e Urubus

O filme retrata a miséria do nordeste, onde duas pessoas se encontram, um fugia da miséria outro da guerra do seu país. Ranulpho um jovem que queria sair do Nordeste para a cidade do rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, em sua viagem a pé encontra Johann que fugia da guerra da Alemanha ambos vão em busca de estabilidade e encontra na aspirina trazida da Alemanha pelo Johann uma forma de ganhar dinheiro vendendo o medicamento no brasil. Os sonhos foram interrompido.
O filme mostra que o ser não perde totalmente sua identidade, por mais que Ranulpho quisese fugir da pobreza ele não perdeu sua cultura assim como nós ele buscava ter uma vida melhor. hoje não é diferente muitos nordestinos deixam suas famílias e vão para as grandes metrópolis em busca de melhoria de vida e muitas veses o que encontram são mais dificuldades.
No filme os dois estão em desvantagem social o alemão teve que desfazer dos seus documentos para viver clandistinamente, enquanto o nordestino não aceita sua identidade por causa do sofrimento.

Um comentário:

Macicleide disse...

Também gostei do filme colega.Interessante como dois contextos: guerra e miséria aproximavam duas pessoas. Para Johann, nada é pior do que a guerra; para Ranulpho, nada é pior que o sertão.E uma das partes que me tocou, foi a que Ranulpho mesmo insatisfeito com a miséria do sertão e a vontade de ter uma profissão, não fez com que ele saísse de sua terra e seguisse o destino de Johann. Mesmo vendo a miséria do lugar onde vivia, a liberdade de não ver bombas caíndo do céu fez com que ele permanecesse no nordeste.