quinta-feira, 26 de novembro de 2009

INCLUSÃO DIGITAL

Inclusão digital, assunto bastante discutido nos dias atuais, a professora Maria Helena Bonilla, possibilitou ao grupo do GEAC (grupo de estudo acadêmico) de inclusão digital realizar estudos e discussões que nos levassem a refletir sobre essa problemática; a partir disso, passei a pensar a vida por outra ótica.

A sociedade contemporânea vem sendo marcada pela presença das tecnologias de informação e comunicação. Desse modo, é preciso pensar educação no contexto digital, visto que, em uma era informatizada, os alunos querem interagir com o novo. Para isso, é preciso que a escola se mobilize, pensando e discutindo projetos que possibilitem o acesso, principalmente à sociedade mais carente, sem esquecer que é preciso que os governantes criem políticas públicas que atendam à essas necessidades.

O grande desafio é pensar em inclusão digital como treinamento para usar a máquina, acesso e capacidade de produzir conhecimentos, trabalhar e se relacionar.Pude observar através do mapeamento que fiz com a revista Arede, os inúmeros projetos importantes espalhados por todo o Brasil. São iniciativas fantásticas, como exemplo, o Educarede que está presente em seis países da América Latina e tem como objetivo intermediar e criar novos projetos que fortaleçam a educação através da inclusão digital.

Nenhum comentário: