São muitos os gêneros textuais disponivel para trabalhar os comportamentos leitores e escritores das crianças. Cada gẽnero tem sua forma específica de se trabalhar mas todos levam a formação leitora e escritora do sujeito. Ao trabalhar com turmas de alfabetização são muitas as possibilidades que cabem a esse grupo a exemplo das parlendas, adivinhas, cantigas de roda, poesia, listagem etc. Escolhir trabalhar com minha turma do 2º ano fundamental I, uma poesia, por ser um texto bastante atraente especialmente os que tem rimas é um texto que mexe com as emocões de adulto e criança prém, cabe ao professor possibilitar que os alunos exercite os comportamentos leitores e escritores. Além de desenvolver essas habilidades eles aprendem a extruturar poesia, fazer rimas, usar a letra maiúscula no início da frase, recitar poesia, identificar o autor e sua biografia, revisar texto, perceber os recursos linguísticos em poesia de autores diferentes.
Para que tudo isso seja possível é necessário que o professor use as possíveis estratégias: Oferecer diversoa textos para que o aluno se familiarize e desperte o gosto para leitura e escrita comparar vários gêneros para perceber a diferença entre eles, observar diferentes palavras com sons e terminações parecidas, analisar na poesia palavras que comecam com letra maiúscula e discutir a partir daí o porquê das letras maiúsculas. O professor deve informar ao aluno que a leitura da poesia é diferente de outro gẽnero a partir da explicação, organizar rodas de leituras, na qual, os alunos irão recitar várias poesias, pesquisar na internet em livros ou revistas biografias dos autores das poesias trabalhada, organizar seminários para apresentar as pesquisas para a turma. Na revisão dos textos podem ser coletivo ou individual sendo que, no coletivo o professor expoem um texto produzido individual ou em dupla e analiza questões selecionadas de acordo com a necessidade da turma como ortografia , letra maiúscula pontuação etc. Levando o aluno a refletir sobre seus erros e novamente refazer o texto. Para que o aluno esteje atento aos aspectos linguísticos é necessário ter contato com diferentes poesias de autores diferentes.
Vale resaltar que os gêneros quando são trabalhados, se torna um instrumento de compreenção da língua, desde que o objetivo esteja na pespectiva de formar cidadões que lêem e escrevam com fluência.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário