quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PALAVRA ESCRITA II

Ensinar a ler e escrever não é uma tarefa fácil, mas necessária e quanto mais experiências tiverem os educadores melhor será a prática; por isso, andamos sempre em busca de novos conhecimentos principalmente para descobrir como as crianças aprendem.

Entretanto, trazer para a sala de aula diferentes gêneros textuais ajudam no processo de alfabetização das crianças, na atividade alfabetização II com as professoras Regina Gramacho e Lícia Beltrão fortaleceu essa ideia, trazendo para a discussão o estudo com poemas, conto, verbete de dicionário receita músicas, e muitos outros. Brinquei com as palavras atreves da intertextualidade, transformei o poema “ A casa” de Vínicius de Morais em um anuncio de jornal; levei a ideia para a minha sala de aula os alunos adoraram.

Permitir que as crianças tivessem contato com alguns diferentes gêneros textuais, favorece o desenvolvimento dos componentes leitores e escrito de cada uma. Os mesmos quando são trabalhados, se tornam um instrumento de compreensão da língua desde que o objetivo esteja na perspectiva de formar cidadãos que lêem e escrevem bem.

Nenhum comentário: